domingo, 10 de março de 2013

Secretaria de Justiça do paraná na EM Maria Marli Piovezan - Paraná Seguro





oticias DEPEN

06/03/2013

Ações Sociais e de Cidadania chegam à UPS do Uberaba

O governo paranaense está colocando em prática objetivos e metas do Plano de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania nas Unidades Paraná Seguro-UPS do Estado, que conta com várias Secretarias de Estado, outros órgãos públicos e privados, e Prefeitura Municipal de Curitiba. As primeiras ações desse Plano começaram na UPS do Uberaba e se somam as da área de segurança pública, desenvolvidas pela Polícia Militar. Desde a última segunda (04.03) o bairro está recebendo serviços de manutenção e conservação, como liberação do novo ramal da rede de tratamento de esgoto da SANEPAR, limpeza das linhas de comunicação de energia da COPEL e limpeza nas ruas da região que seguem até esta sexta (08.03), das 9 as 16h. 

A limpeza nas ruas conta com reeducandos do Projeto Mãos Amigas, uma parceria entre Secretarias da Educação-SEED e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná-SEJU, que faz parte do grupo gestor do Plano de Ações Integradas junto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública-SESP/Policia Militar-PMPR/Coordenadoria Especial dos Conselhos Comunitários de Segurança-CECONSEG e apoio da Vice-Governadoria do Paraná.

São parceiros no trabalho das ruas, além da SEED que cedeu transporte e equipamentos de proteção individual, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento/SEAB/Emater/Ceasa, com doação de frutas para os trabalhadores, o Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba que cedeu veículos com motorista para coleta do lixo e entulhos; a SANEPAR com doação de água e a Copel que está fazendo a limpeza da rede elétrica.

“Essa integração entre órgãos públicos e privados e entidades ligadas à indústria e ao comércio tem como objetivo melhorar a qualidade de vida na sociedade, para que a comunidade passe a participar de um ciclo permanente de desenvolvimento com base na cidadania. As ações que o bairro do Uberaba recebe inicialmente nesta semana serão estendidas às demais UPS de Curitiba e do Estado do Paraná, com agenda continuada de serviços públicos, cursos e atividades educacionais”, disse a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Feira de Serviços - A próxima ação no Uberaba será a Feira de Serviços, neste sábado (09.03), das 14h às 18h, na Escola Municipal Maria Marli Piovesan, na Rua Velcy Bolivar Grando s/n, ao lado da Praça Renato Russo, num evento onde também será comemorado o Dia Internacional da Mulher. 

Na ocasião haverá emissão de documentos como Carteira de Identidade e de Trabalho, CPF; cadastramento de tarifas sociais de luz e água; intermediação de mão de obra com cadastramento, pesquisa de vagas e encaminhamento para emprego na Agência do Trabalhador, habilitação de seguro desemprego, inscrição em cursos de qualificação e palestra sobre empregabilidade para mulheres. 

A feira também terá orientações jurídicas quanto a defesa de direitos, Lei Maria da Penha e sobre o trabalho do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência da SEJU; ações de saúde e orientação de prevenção e controle de zoonoses, com vacinação antirrábica gratuita para quem quiser levar seus cães e gatos; orientação prática de horta doméstica e informações sobre projeto de educação em agroecologia, disponibilizando visitas ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA aos alunos da rede pública. 

Os organizadores incluíram, ainda, lançamento das ações pedagógicas na Vila da Cidadania da SEED; contação de histórias e biblioteca com caixas stands; atividades lúdicas e de lazer para crianças; orientação educacional para o trânsito; apresentações da cavalaria e da Banda da Polícia Militar, além degustação e agendamento para curso da Cozinha Brasil: apresentações do canil do BOPE e do Coral da Policia Civil. A Prefeitura de Curitiba realizará ações sociais por meio da Comunidade Escola e haverá, ainda, ações de voluntariado.

Feira de Serviços – UPS Uberaba
Atividades Programadas

  • Vacinação antirrábica gratuita – traga seus cães e gatos
  • Emissão de documentos pessoais – RG, CPF e Carteira de Trabalho
  • Orientações sobre horta doméstica e projeto de educação em agroecologia
  • Cadastro de emprego, habilitação de seguro desemprego, informações e encaminhamentos para cursos de qualificação e Palestra Empregabilidade para Mulheres
  • Orientações sobre defesa de direitos, Lei Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência
  • Oficina para mulheres sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
  • Biblioteca, espaço de leitura e atividades culturais
  • Divulgação das atividades de contra turno escolar - Vila da Cidadania
  • Orientação educacional para o trânsito e mobilidade urbana
  • Orientações e cadastramento de tarifas sociais de água/luz e informações sobre saneamento básico
  • Informações sobre cursos de educação profissional do PRONATEC e matrículas para cursos de iniciação educação à distância
  • Degustação e agendamento para curso Cozinha Brasil
  • Atividades de esportes, lazer e recreação
  • Telecentro
  • Coral da Policia Civil
  • Cavalaria e Batalhão de Trânsito
  • Apresentação da Banda de Música da Policia Militar
  • Ações do Programa Comunidade Escola
  • Ações de voluntariado

Nenhum comentário:

Postar um comentário