terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os Conectados - precisam de patrocínio - um excelente time

EQUIPE DE LEGO RODÓTICA DA ESCOLA DURIVAL BRITTO EM BUSCA DO CORPO APERFEIÇOADO!

A Equipe de Robótica da Escola Municipal Cel. Durival Britto e Silva (CONECTADOS) irá participar do Campeonato de Robótica que será realizado no dia 25/10 durante a Feira de Ciências e Tecnologia da SME.
Além de criar um Robô que deve executar várias missões, a equipe deve realizar uma pesquisa de importância na sua Comunidade.
O tema da pesquisa deste ano é Biomedicina. E dentro deste tema os Conectados irão defender a importância da prática de alongamentos.
Através de uma pesquisa realizada na escola, verificou-se que a maioria dos alunos e funcionários não realizam alongamentos. A equipe estabeleceu parceria com o Mestre Engenheiro Biomédico, Leonardo Rodrigues, criador do BIOFEED, aparelho capaz de medir e monitorar a amplitude/capacidade dos movimentos.
Hoje em dia é muito comum uma vida cada vez mais sedentária, horas seguidas e cansativas de trabalho e estudo, por isso muitas pessoas acabam sentindo dores nas costas, tensão muscular, enrijecimento articular, problemas de má circulação e lesões por esforços repetitivos. Trabalhar e estudar sentado, ficar diante de um computador ou mesmo ficar em pé durante horas seguidas pode causar sensação de mal estar no final do dia. Por este motivo a equipe escolheu a região do pescoço, ombros e membros superiores para iniciar o desenvolvimento do projeto.
Foi medida a capacidade de alongamento/movimento dos alunos (flexão de tronco e pescoço lateral esquerdo-direito) e arquivado os valores obtidos. Não existe certo ou errado, existe a sua capacidade de alongamento, por isso não se faz comparações entre as pessoas e sim na evolução de cada um dos envolvidos. Foi implantado na Escola o Programa de Alongamento “Conectados em busca do corpo aperfeiçoado” , que visa a realização de alongamentos para a musculatura escolhida. Afinal, muitos acumulam tensão na região pescoço-ombros, ficam mais ou menos na mesma posição e escrevem durante horas.
A série de exercícios foi indicada e revisada por uma fisioterapeuta e pelos professores de Educação Física da Escola.
Num primeiro momento os professores foram capacitados para a realização correta dos movimentos, em seguida os alunos foram reunidos no ginásio para a atividade e depois a escola iniciou suas atividades simultâneas pela rádio escola orientadas pelo professor de Educação Física, Walter, ou pela profª Desirée e sempre monitorados pelos professores de cada turma.
Além da escola, este projeto foi estendido para um grupo de funcionários da Regional Cajuru, o qual ficaram bem empolgados com a idéia, realizando inclusive as medições com o BIOFEED. Na próxima semana funcionários da empresa América Latina Logística também farão parte do programa de alongamento.

Espera-se que a realização dos movimentos relaxe, dê mais disposição, aumente a flexibilidade, melhore o reconhecimento do próprio corpo e da concientização dos benefícios a médio e longo prazo. Já é no conhecimento cotidiano que os alongamentos trazem benefícios à saúde, mas o nosso diferencial é que daqui um tempo a equipe irá reavaliar e quantificar da melhora.
Numa segunda etapa o projeto será ampliado para região da coluna e correção das más posturas e a questão da mochilas.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentemente da idade e do condicionamento físico. Os exercícios podem ser realizados em qualquer lugar, sempre que se identificar alguma tensão muscular. Antes de começar a se alongar é importante aprender a forma correta de execução, para aumentar os resultados e evitar lesões. A respiração é quem dá o ritmo ao alongamento. Ela deve ser lenta e profunda. Inspire profundamente e, quando expirar, inicie o alongamento. Realize o movimento até sentir certa tensão muscular, evite sentir dor (respeite seus limites!). Volte inspirando à posição inicial.
A Escola e a equipe de Robótica Conectados está a disposição para outros esclarecimentos, como também para divulgar em outros setores e unidades da SME e outras secretarias este programa de alongamento e fazer as medições da capacidade de alongamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário