quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reunião de Integração do CE na Regional do Portão

Com a palavra Luciano Martins - Coordenador do Programa Comunidade Escola

O apoio da Regional do Portão

Auto apresentação de colaboradores

Trabalhos culturais no Comunidade Escola

Colaboradores do Comunidade Escola



O retorno de um voluntário

A importância do Programa Comunidade escola e o Voluntariado organizado

Auto apresentação dos professores e professoras





O objetivo da reunião e Luciano Martins

Fazendo hora



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prefeitura e Estado terão ações conjuntas na Educação

Prefeitura e Estado terão ações conjuntas na Educação

26/04/2011 15:50:00
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
O prefeito de Curitiba Luciano Ducci e o vice-governador e secretário estadual de Educação Flávio Arns se reuniram nesta terça-feira (26) para discutir uma ação conjunta entre Prefeitura e governo do Estado para a educação na capital.
"Precisamos achar maneiras de aumentar o número de vagas no ensino público e esse trabalho de cooperação entre Prefeitura e Estado é fundamental", disse o prefeito Luciano Ducci.
O objetivo desse primeiro encontro foi discutir maneiras de organizar o fluxo de matrículas e a construção de novas escolas em Curitiba, tanto da rede municipal quanto estadual de ensino.
"Essa primeira conversa também é uma forma de resgatar o trabalho em conjunto entre município e Estado na área de educação, que de certa forma foi interrompido nos últimos anos", explicou Flávio Arns.
Novos encontros entre representantes da Prefeitura e do Governo do Paraná serão marcados para discutir ações que serão tomadas na área da educação. "Essa ação integrada trará muitos resultados", afirmou a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, que participou da reunião.
A rede municipal de ensino de Curitiba é formada por 179 escolas, 173 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 82 Centros de Educação Infantil conveniados. A rede atende 140 mil alunos .
A rede estadual de ensino em Curitiba tem 165 escolas que atendem a 180 mil alunos. "Queremos atuar em conjunto tanto na construção de escolas quanto na manutenção destes espaços. Fazer um planejamento para os ensinos fundamental e médio", disse Maurício Pastor dos Santos, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.
O presidente da Câmara Municipal, vereador João Claudio Derosso, e o líder do governo na Casa, vereador João do Suco, também participaram da reunião.

sábado, 16 de abril de 2011

Doações - FMCA - Fundo Municipal da Criança e Adolescente


Boa tarde Luis,

Segue abaixo a resposta que recebemos da FAS.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Um grande abraço,

Sabino Picolo

---------- Mensagem encaminhada ----------
Remetente: "FAS" <fas@fas.curitiba.pr.gov.br>
Data: 13/04/2011 09:35 (04:44 atrás)
Assunto: Re: [Rotulagem]Fw: Doações ao Fundo Municipal da C riança e Adolescente
Para:
Senhor Vereador,


Inicialmente agradecemos a contribuição do senhor Luis Eduardo ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente - FMCA, cuja iniciativa fortalece, complementa e apóia o desenvolvimento de ações voltadas para a criança e adolescente no Município de Curitiba.
O FMCA é responsável por financiar parte das ações voltadas às normas gerais da política municipal de atendimento dos direitos da criança e adolescente, recebe além de recursos do Tesouro Municipal, àqueles provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas, para os quais são concedidos benefícios fiscais estabelecidos pela Receita Federal.
Para que possamos abordar o tema indagado é necessário um breve relato sobre os procedimentos adotados para as transferências voluntárias e também aqueles disciplinados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMTIBA.
 Conforme regulamentado pela Resolução n.º 70/2008 do COMTIBA, as doações podem ser efetuadas diretamente ao Fundo, ou para alguma entidade específica que tenha um projeto aprovado pelo Conselho. Esta opção, fica a critério do doador quando destina o seu recurso, podendo no momento da doação, consultar as entidades e seus diversos projetos que estão cadastrados e indicados no portal da Fundação de Ação Social – www.fas.curitiba.pr.gov.br no link específico da “Criança quer Futuro” ou mesmo no domínio http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br.
Neste endereço, quando a opção for doação dirigida para uma entidade específica, é possível identificar o projeto, o valor aprovado pelo Conselho, os valores captados até o momento da consulta, uma síntese do objetivo do projeto e a sua vigência.
Finalizado o prazo do Certificado de Captação e em consequência do Convênio firmado entre a FAS e a entidade responsável pelo projeto, inicia-se a fase da prestação de contas, que é analisada levando em consideração o disposto nos Decretos Municipais n.º 704/2007 e n.º 1.344/2010 e na Resolução n.º 3/2006 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
Neste momento, por meio do link das transferências voluntárias, localizado no Portal da Prefeitura Municipal de Curitiba no endereço www.curitiba.pr.gov.pr, a entidade faz on-line sua prestação de contas e posteriormente envia para a Coordenação de Prestação de Contas da FAS, toda a documentação que possibilita a comprovação da execução do pr ojeto e a regularidade na utilização dos recursos recebidos. Após receber esta documentação, a Coordenação procede a análise e submete à apreciação do Conselho Municipal que emitirá sua decisão.
Uma vez aprovada, a prestação de contas é migrada para o SIM–AM - Sistema de Informações Municipais do Tribunal de Contas, com acompanhamento mensal. Caso seja desaprovada, a entidade é chamada para regularizar a situação
Por meio desse sistema o Órgão de controle externo, responsável pela fiscalização dos recursos públicos, passa a fazer análise daquele procedimento e emite a sua decisão, culminando no caso de aprovação, na Certidão liberatória que são concedidas para as entidades que prestam suas contas regularmente e estão aptas a receber recursos públicos.
Como podemos observar no relato acima, temos várias instâncias que verificam a regularidade na aplicação dos recursos públicos, disponibilizando documentos que podem ser acessados por qualquer pessoa da comunidade que necessite de informações a respeito daquele procedimento.
Em relação à manifestação do Sr. Luiz Eduardo, que remete a uma reflexão sobre a ampliação da transparência de nossas ações, ressaltamos que disponibilizamos no Portal da FAS no link Orçamento FAS – Prestando contas, informações sobre os convênios, os pagamentos realizados, o orçamento, bem como os gastos da Prefeitura que são possíveis de ser acessados por este link. Lembramos, no entanto, que as informações em relação aos convênios já finalizados, só estão disponíveis por meio físico.
Desta forma, levaremos ao conhecimento do Conselho Municipal, a iniciativa para que possamos, além dos procedimentos que já adotamos, divulgar por meio do Portal da FAS, no link Criança Quer Futuro, os projetos que estão concluídos e um resumo de sua respectiva prestação de contas.
Além disso, poderemos também abrir negociações para que no Portal da FAS, no link Orçamento FAS – Prestando Contas FAS, seja divulgado mais informações sobre as transferências voluntárias realizadas, prestaçõ es de contas aprovadas, entre outros, ampliando assim o nível de transparência almejado por todos.
Informamos ainda que estes dois últimos procedimentos dependem de aprovações, e que podem levar algum tempo para estarem disponíveis, mas acreditamos que poderemos atingir estes objetivos.
Colocamos à disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários, a Diretoria Financeira, por meio do telefone 3350-3517, ou, se preferir, pessoalmente na Rua Eduardo Sprada, n.º 4.520 – Campo Comprido.

Atenciosamente,

Fundação de Ação Social - FAS
----- Original Message -----
Sent: Thursday, March 31, 2011 5:18 PM
Subject: [Rotulagem]Fw: Doações ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente

Prezada Sra. Presidente Marry salette Dal Prá Ducci

Tomamos a liberdade de retransmitir este e-mail para seu conhecimento e análise. Caso seja possível, gostaríamos de receber uma resposta para podermos enviar ao sr. Luis Eduardo.

Agradecemos pela atenção.

Um grande abraço,

Ver. Sabino Picolo

---------- Mensagem encaminhada ----------
Remetente: "Luis Eduardo Knesebeck" <luis_eduardo_knesebeck@yahoo.com.br>
Data: 31/03/2011 11:06 (06:09 atrás)
Assunto: Doações ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente
Para:
Com Cópia: "Leonildo Casas" <leonildo.casas@gmail.com>, "Ricardo Antonio Balestra Balestra" <balestraricardo@yahoo.com.br>, "Joao Carlos Cascaes" <jccascaes@onda.com.br>, "Damião" <metrobike07@hotmail.com>, "Antonio Bretas" <antoniocsbretas@hotmail.com>, "Enio Medeiros" <medeiros1957@gmail.com>

Curitiba, 31 de março de 2011


Nobre Vereador Sabino.

Sendo um reconhecido e atuante membro da Câmara de Vereadores da nossa cidade, tendo inclusive auxiliado nossa associação em anos anteriores, gostaria de aproveitar da sua liderança para expor e propor medidas relacionadas a doações para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Curitiba.

No exercício fiscal de 2010, como em anos anteriores, efetuamos uma doação para entidades vinculadas ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente, visando melhor destinação do imposto de renda da pessoa física.

Agora, para efeitos de acompanhamento e controle, entendemos importante que a instituição divulgue a destinação que está sendo dada para este recurso, conforme proposta que foi cadastrada na internet. Esta informação, além de comprovar a execução do projeto proposto e que motivou a doação, poderá, eventualmente, indicar a necessidade da antecipação do valor a ser doado no atual exercício.

Desta forma, sugerimos uma gestão junto a Fundação de Ação Social da prefeitura de Curitiba para que haja a inclusão dos dados do projeto na home page do Fundo Municipal, a partir dos dados fornec idos pela instituição beneficiária, para acompanhamento dos doadores e demais interessados. Também é interessante que a prefeitura, através dos seus canais de comunicação, divulgue aos cidadãos esta informação.

Adicionalmente, este procedimento pode ser perenizado através da edição de uma lei municipal, mediante proposição de sua parte, que garantiria um eficaz mecanismo de controle da aplicação destes recursos, com controle popular. Do exposto e tendo sua manifestação favorável, nos colocamos a disposição para, se necessário, colaborar no que for de nosso alcance.

Observado este procedimento, entendemos que naturalmente aumentará a transparência do processo, o que como conseqüência, incentivará um aumento no número e valor de doações, beneficiando assim mais crianças e adolescentes da nossa cidade.


Com nossas cordiais saudações,


_____________________
Luis Eduardo Knesebeck
Rua Euclides da Cunha, 15 15 ? Apto 82
808730 ? 360  Curitiba ? PR
e-mail: luis_eduardo_knesebeck@yahoo.com.br
fone: 9206-6321

  


terça-feira, 5 de abril de 2011

Adotem uma escola

Com a proximidade da Páscoa pensamos em entrar em contato com vocês para   mais uma vez contar com seu tradicional apoio.Nosso objetivo é o  de animar as atividades e  proporcionar uma  festa nas ações do Programa Comunidade Escola de nossa regional

Como sabem , o Programa Comunidade Escola  na regional Cajuru, conta com  14 escolas abertas todos os fins de semana com atividades  e orientações diversas  para a comunidade.

Pensamos em proporcionar a todas as escolas nesse dia  a doação de doces,balas,pirulitos,bolos,  guloseimas para que a criançada possa estar adoçando um pouco a vida delas ...
Vocês poderiam "adotar " uma ou mais escolas com doações ou ainda financiando   a locação de cama elástica, piscina de bolinas, camarim de pintura ,etc,enfim atrativos para a criançada


 Caso achem mais interessante poderiam estar com uma oficina direcionada a esse tema,fortalecendo uma futura e  importante parceria

Em anexo temos as escolas do Programa em nossa regional , porém acreditamos que poderiam estar concentrando as doações conosco no NRE/CJ - 3361 2341, a fim de que possamos dividir igualmente
Reafirmo que temos demanda em todas as escolas para esse tipo de ação

Pensem com  carinho e entendimento de que pequenos gestos fazem grande diferença .



Aguardamos seu contato


Raquel  Mello Boeira
Eliane Helga Friesen
Coord. de Àrea
Programa Comunidade Escola
Regional Cajuru

9925-9578
9223-1241



Escola
Telefone
Endereço
Cep
Bairro
Ponto de referência
E.M. Prefeito Omar Sabbag
3361-2336/ 33612332
R. Pedro Bocchino, 140 - Vila Oficinas
82940-460
Cajuru
Terminal Vila Oficinas
E.M. Irati
3226-3632
R. Jornalista Aderbal G. Stresser, 775 - Conj. Mercúrio
82970-010
Cajuru
Terminal Centenário
CEI Issa Nacli
3369-1617
R. Capitão Leônidas Marques, 6480
81550-000
Uberaba
Fiat Barigui e Supermercado Condor AV. das Torres
CEI Ritta Anna de Cássia
3226-9219 / 3267-6318
R. Fortaleza, 1343 - Vila Carmargo
82920-220
Cajuru

E.M. Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
3278-3083
R. Simão Brante, 1735 - Vila São Paulo
81580-100
Uberaba
U.S. Salgado Filho
E.M. Elza Lerner
3266-6534
R. Luiz França, s/n - Vila Camargo
82900-250
Cajuru
Regional Cajuru
E.M. Marumbi
3364-1092
R. Francisco Licnerski, 50 - Marumbi
81590-250
Uberaba
Passarela da Sanepar
E.M. Durival Britto e Silva
3366-2989
R. Emílio Bertolini, 44 - Vila Oficinas
82920-030
Cajuru
Terminal Vila Oficinas
E.M. Michel Khury
3364-2617
R. Adhmar Vieira de Araújo, 457 - Lotiguassu II
81590-470
Uberaba
Ponto Final ônibus Jd. Itiberê
E.M. Donatilla Caron dos Anjos
3296-4147
R. Alvorada, 460
81510-640
Uberaba
Terminal Vila Hauer
E.M. Maria Marli Piovezan
3364-4453
R. Velcy Bolivar Grandó, 105
81560-615
Uberaba
Curva do Tomate
E.M. Maria de Lourdes Lamas Pegoraro
3261-3733
R. João Alves de Araújo, 273
82980-190
Cajuru
Parque Peladeiro
E.M. Rachel Mader Gonçalves
3364-3510
R. Gustavo Barrozo Gonçalves, 26 - Jd. Irai
81590-614
Uberaba
Ao lado da linha do trem, entre a BR277 e Av. das Torres
E.M. Senador Enéas E. P. Faria
3365-1752 / 3266-1651
R. Travessa A, 55 - Vila Autódromo
82930-420
Cajuru
Fundo do Autódromo de Pinhais