terça-feira, 14 de maio de 2013

Um grande programa de harmonização da comunidade com a Escola em Curitiba


Programa Comunidade Escola e o LIONS
Em qualquer comunidade as escolas nela existentes podem ser muito mais do que um conjunto de salas de aula onde alunos e professores se encontram regularmente. Em Curitiba o (Programa Comunidade Escola) é o que imaginamos como forma de aproveitamento excelente e de integração da população próxima ao local onde parentes, amigos e amigas, conhecidos e pessoas próximas podem descobrir-se e desenvolver espírito comunitário.
O Lions Clube de Curitiba Batel assim como outros clubes da capital paranaense estão descobrindo essa oportunidade de trabalho voluntário, agregando à população do bairro pessoas até morando em locais distantes, mas dispostas a trabalhar pelo nosso povo (Cascaes, Mirante do Comunidade Escola).
Essa parceria (LIONS e Comunidade Escola) é extremamente importante, pois não há governo no mundo que consiga associar afeto, civismo e carências sociais à força. Poder contribuir de forma positiva e descobrir até pessoas idosas felizes com a nossa presença é gratificante, mais ainda quando temos consciência de apoiar, ensinar e estimular ações de cidadania. Não podemos esquecer que, apesar da contestação de muita gente, a Escola, principalmente no nível Fundamental, EDUCA. Bons professores, com estrutura e tempo para dedicação a seus alunos, ensinam cidadania, algo que, entretanto, pode ser neutralizado quando a família das crianças e jovens alunos e alunas é mal estruturada, ruim. Assim a parceria entre o LIONS e outras entidades com o Programa Comunidade Escola é importantíssima, um exemplo que no Estado deveria ser imitado nos colégios sob responsabilidade do Governo. Voluntários bem intencionados e com capacidade para contribuir têm altíssimo valor, até trazendo para dentro das escolas conhecimentos e comportamentos especiais, ainda não assimilados pelo corpo docente.
Um exemplo disso é inclusão de alunos com deficiência(s). Só os pais e especialistas para sentirem a importância e detalhes que leigos desconhecem. A presença desses especialistas e autodidatas ´´e de valor impagável pela estrutura formal de ensino e educação.
Nós, LCC Batel (Lions Clube Curitiba Batel), encontramos atividades adicionais às colocadas pelo Lions Internacional. Aqui e na Região Metropolitana de Curitiba demos aulas de elaboração de blogs, palestras sobre a importância da arte da redação, apoiamos atividades contra a pichação, estimulamos (junto com o PROERD) a grafitagem, doamos instrumentos musicais, criamos a campanha (Vamos Fazer Chover Música), participamos de projetos [ (Cascaes, Apresentação do Programa Ciranda de Pais no CE Zumbi dos Palmares), (Cascaes, PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA), (Cascaes, Projeto Zumbi - Mauá), (Cascaes, Projeto Sol Nascente) etc.], sempre aproveitando as portas abertas pelo Programa Comunidade Escola assim como a receptividade de colégios em outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Curitiba). Isso tudo também ensinou-nos que a realidade local é, eventualmente, desesperadora. Inúmeros brasileiros e brasileiras desconhecem recursos e sistemas que poderiam lhes ajudar muito. Outros simplesmente já não têm saúde, força, vigor para enfrentar a vida urbana, para a qual simplesmente não receberam qual formação e informação em seus locais de origem.
Entre um e outro desafio, em parceria com o IPAB[i], estamos formando a base de uma Escola de Música Lions (Cascaes, Escola de Música Lions - LCC Batel) para atendimento a crianças em condição de fragilidade econômica e social. Graças à competência do IPAB agora temos um projeto apoiado pelo MINC (Ministério da Cultura) assim como em 2012 ganhamos recursos da Eletrosul. Tudo isso foi possível porque, graças ao Comunidade Escola, onde temos o principal, alunos e salas para as aulas.
Concluindo, é bom demais ter parceiros proativos. Os voluntários agradecem.

Cascaes
12.5.2013
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Sol Nascente: http://projetosolnascentevilaaudi.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Zumbi - Mauá: http://zumbimaua.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions - LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Apresentação do Programa Ciranda de Pais no CE Zumbi dos Palmares. Fonte: Mirante da Educação: http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2012/05/blog-post_2122.html
Cascaes, J. C. (s.d.). PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel. Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil: http://www.lions.org.br/lionsbatel/
Programa Comunidade Escola. (s.d.). Fonte: Programa Comunidade Escola: http://www.comunidadeescola.org.br/
Vamos Fazer Chover Música. (s.d.). Acesso em 29 de 9 de 2012, disponível em http://www.lions.org.br/: http://www.lions.org.br/chovermusicacuritiba/index.html



[i] INSTITUTO PRÓ-ARTE BRASIL (IPAB)

O Instituto Pró-Arte Brasil - IPAB é uma entidade da organização da sociedade civil de interesse público com o objetivo de promover ações culturais no seu mais amplo conceito, através de parcerias com instituições do setor público e privado, viabilizando projetos culturais, sociais, educacionais, artísticos, esportivos e ambientais voltados à comunidade.
Fundado em 2000, ao longo de sua trajetória, através de grupos de trabalho e pesquisa, vem implementando atividades no desenvolvimento e produção de projetos que, através da arte, estabeleçam uma maior inserção e integração dos indivíduos, principalmente jovens oriundos de camadas humildes da população, na sociedade e em suas diversas formas de expressão individual e coletiva.
Em sua estrutura organizacional, conta com profissionais capacitados para atender as inúmeras demandas decorrentes de produções nos diversos segmentos artístico-culturais, englobando desde a elaboração e captação de recursos para projetos através das leis de incentivo, passando pela produção/execução e prestação de contas.

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