quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grafitando uma nova história

GRAFITANDO UMA NOVA HISTÓRIA

NO DIA 16/07 A ESCOLA PREFEITO OMAR SABBAG – REGIONAL CAJURU,CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE APROXIMADAMENTE  50 GRAFITEIROS ,QUE DESDE MUITO CEDO ESTIVERAM NOS PRESTIGIANDO COM SEU TALENTO E ARTE  NOS MUROS DA ESCOLA.A MOVIMENTAÇÃO E  O TRABALHO  ATRAIU  TODOS QUE POR ALI PASSAVAM E  DE IMEDIATO OUTROS AVISAVAM ,
 AO MESMO TEMPO, NO INTERIOR DA ESCOLA  UM EVENTO COM A IGREJA BOLA DE NEVE MARCAVA O INICIO DO PROJETO PÉ NO SKATE E A ABERTURA DE UM TRABALHO MAIS CONSISTENTE DE IMPACTO NA VIDA DOS JOVENS E ADOLESCENTES  A FIM DE ALCANÇAR FAMÍLIAS.
  SKATISTAS INICIANTES E AVANÇADOS, ARTISTAS AMADORES(ONG PRONEV), MOTOCICLISTAS(MOTO CLUBE BOLA DE NEVE) COM  VÁRIAS MANOBRAS,  GRUPO DE DANÇA (JESUS FREAK) E  CANTORES DE RAP (ATAQUE DE LETRAS E LEOZINHO), FIZERAM  COM QUE “... O DIA SE TORNASSE  UMA MARCA DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA “SEGUNDO LIGIANE WIEIRICH, COORDENADORA DO PROGRAMA NA ESCOLA
 O GRUPO DE TEATRO   APRESENTOU A PEÇA“LIFE HOUSE” E PROMOVENDO  MOMENTOS DE REFLEXÃO COM AS  MENSAGENS ALCANÇANDO O CORAÇÃO DOS PRESENTES.
O EVENTO ACONTECEU COM O INTUITO DE VOLTAR O OLHAR DA COMUNIDADE PARA A  ESCOLA BUSCANDO  UMA PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA DE TODOS  E TAMBÉM MELHORAR A ESTRUTURA DO PROJETO  “PÉ NO SKATE”QUE JÁ ACONTECE NA ESCOLA  .”O  MESMO É FORMADO POR JOVENS VOLUNTÁRIOS  QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE ESPORTE , SEMPRE TRABALHANDO  COM ORIENTAÇÕES FUNDAMENTADAS EM VALORES E O RESGATE DESSES BEM COMO A IMPORTANCIA DAS ESCOLHAS QUE  CADA UM FAZ” COMENTOU FABIO SATAMATO, IDEALIZADOR DO PROJETO.
 A COORDENADORA DA ESCOLA  DISSE : ” ESPERAMOS UMA MUDANÇA POSITIVA NA VIDA DE NOSSOS ALUNOS QUE CONVIVEM COM  A VIOLÊNCIA EM DIVERSOS NÍVEIS,ATINGINDO AS FAMILIAS E APROXIMANDO TODOS A ESCOLA ATRAVÉS DAS OFERTAS QUE O PROGRAMA OFERECE”.
PARTICIPARAM DO EVENTO GRAFITEIROS JÁ CONHECIDOS POR SEUS TRABALHOS COMO  MICHAEL DEVIS ,O“DEVIS” QUE JÁ REALIZOU PRODUÇÕES PARA NESCAU, NIKE, TIM INCLUSIVE  NO JAPÃO PARA PANASONIC, DOM PRESTO.
PAULO CÉSAR OLIVEIRA,O  “AUMA”, PROFESSOR ARTE EDUCADOR E QUE JÁ PARTICIPOU DE PROJETOS COMUNITÁRIOS NA PALESTINA.
FABIO STAMATO DO  PROJETO PÉ NO SKATE.VANDERLEI ALVES DE OLIVEIRA, O “HOPE”, MOBILIZADOR DE TODOS OS GRAFITEIROS.
PRESTIGIARAM TAMBÉM O EVENTO, LUCIANO MARTINS DE OLIVEIRA, COORDENADOR GERAL DO PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA E A COMUNIDADE QUE CHEGOU  EM TORNO DE 350 VISITANTES.
  ALGUNS DOS PRESENTES FIZERAM OS SEGUINTES DEPOIMENTOS:”
“GRAFITE REPRESENTA  A ARTE QUE NÓS JOVENS GOSTAMOS. HOJE SINTO ORGULHO DE SER ALUNA DESSA ESCOLA”. (THAIS FELIX MARCELINO)

”O OBJETIVO DESSE PROJETO É TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMAR”.(FABIO STAMATO)
A  AGENTE DE LEITURA HELLEN YOKOWO, RESSALTOU QUE ACREDITA “...NA IMPORTÂNCIA  DE SE VALORIZAR A COMUNIDADE E O ESPAÇO ESCOLAR OPORTUNIZANDO MOMENTOS DE LAZER E A  APRECIAÇÃO DA ARTE COMO ESSA RELAIZADA  PELOS GRAFITEIROS , ALÉM DOS MUITOS  MOMENTOS DE REFLEXÃO QUE OCORRERAM  DURANTE O EVENTO”
A COORDENADORA DE AREA  RAQUEL BOEIRA AGRADECEU EM NOME DO PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA, O  APOIO  DA IGREJA BOLA DE NEVE E DO PROJETO PÉ NO SKATE QUE TROUXERAM AS APRESENTAÇÕES E A INFRA ESTRUTURA . TAMBÉM RESSALTOU A IMPORTANTE AÇÃO DO GRAFITEIRO VANDERLEI ALVES DE OLIVEIRA “HOPE” QUE MOBILIZOU OS DEMAIS  ARTISTAS DO GRAFITE, A ONG PRONEV QUE TROUXE O GRUPO DE TEATRO E   O PALCO ONDE OCORRERAM AS APRESENTAÇÕES,A TODOS OS  ARTISTAS DO GRAFITE  QUE TROUXERAM  SEU PRÓPRIO MATERIALE AO VEREADOR JAIR CEZAR QUE NOS AUXILIOU COM TINTAS .
“TEMOS CERTEZA QUE O EVENTO MARCOU A VIDA DOS PARTICIPANTES E  QUE FOI UM DIVISOR DE AGUAS PARA NOSSA ESCOLA QUE ESTA LUTANDO PARA RETOMAR SEU LUGAR DE DESTAQUE NA COMUNIDADE . MOMENTOS COM ESSE VALORIZAM NOSSO ESPAÇO ESCOLAR”AFIRMOU LIGIANE WEIRICH , MUITO EMOCIONADA AO FINAL DO DIA.
         “ENTENDEMOS A NECESSIDADE DE OUTROS EVENTOS COMO    ESSE E JÁ TEMOS PLANOS DE CAMPEONATOS DE SKATE E A RECUPERAÇÃO DO PRÉDIO DO CENTRO SOCIAL DA NOSSA ESCOLA” CONCLUIU A REPRESENTANTE DA EPA- MARTA REGINA CAMBRUSSI DE LIMA.
·         .

AMISTOSO DE ESCOLINHAS MOVIMENTA O DOMINGO-

AMISTOSO DE ESCOLINHAS MOVIMENTA O DOMINGO-
Dia 24, durante o Programa Comunidade Escola na Regional Cajuru, a Escola M. Michel Khury recebeu para um campeonato de futsal o time da  Escola M.  Donatilla Caron . Os jogos duraram a manhã toda com muita garra e animação.No encerramento a Escola M. M.Khury. com a colaboração  do vereador .“ Serginho   do Posto “ e organização das coordenadoras de área Raquel e Helga distribuíram  um delicioso  lanche com cachorro quente, suco e muito carinho pelo Programa!


Maria Helena e suas histórias

Matéria Ritta Anna

Paraguaia na Pele de Catia Maria Lima


Neste sábado, dia 23 de julho de 2011, a convite da agente de leitura Elizabeth recebemos a visita da paraguaia Maria Helena, para nos agraciar com suas histórias num café literário na Escola Municipal Ritta Anna de Cássia. Tudo foi preparada com muito carinho, com chá e bolacha para os presentes. A personagem paraguaia é interpretada pela Sra Catia Maria de Lima, que trabalha na Esso como atendente bilíngüe e ainda autonomamente com dubladora amadora. Catia contou, interpretou e encantou aos presentes, todo muito atento para ouvir a história desta paraguaia que vive no Brasil há 11 anos, e que segundo ela, quase não tem sotaque, porém fala todo enrolado. Narrou em espanhol a história da Chapeuzinho Vermelho, onde as crianças interpretavam os personagens e suas ações. A platéia gostou e quando a paraguaia revelou sua verdadeira identidade, a surpresa dos presentes foi total. Ao tirar a peruca e se apresentar como Catia, os presentes ficaram muito surpresos ao ver que ela falava tão bem o espanhol, até mesmo com sotaque. Todos os elogios e aplausos.
Em seguida, todos se deliciaram com chá para aquecer do frio e bolachas.
Nem mesmo o frio espantou o público, que pedia mais e mais...
Ficamos honrados e felizes com a visita da paraguaia Maria Helena na pele de Catia Maria Lima. 

Festa e imagens artísticas















segunda-feira, 4 de julho de 2011

Encontro Nacional de Muay Thai




UMA AÇÃO SOCIAL DOS SONHOS

“UMA AÇÃO SOCIAL DOS SONHOS”
É assim que Rogelson Henrique – o professor B.A., nosso valoroso voluntário, define o trabalho que vem desenvolvendo junto as escolas do Programa Comunidade Escola da regional Cajuru.
Atualmente ele esta atuando com sua esposa Andreia Silveira e mais alguns instrutores de apoio a modalidade em 5 escolas e vem sendo requisitado pelas coordenadoras Raquel e Helga a estender ainda mais essa ação, uma vez que ela tem sido muito atrativa para a comunidade.
As escolas EM OMAR SABBAG,.EM ENEAS FARIA, EMIRATI, EMMARIA MARLI e EM MICHEL KHURY são as unidades que já promovem em parceria com a Academia Chutebox a pratica do esporte , sempre reforçando a importancia da disciplina, da alimentação saudável e das técnicas utilizadas. Além disso a teoria é trabalhada e os praticantes conhecem a história do Muay Thai .
No último sábado , pela manhã, aconteceu mais um Exame Nacional da Chute Boxe de Muay Thai e Jiu-Jitsu, na Praça Oswaldo Cruz. Apesar do mau tempo, o evento contou com a presença de alunos de diversas partes do Brasil. Esse evento é considerado um dos grandes eventos das artes marciais que acontece em Curitiba.e reuniu em torno de 600 participantes.Os alunos que participaram levaram 1 kg de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.
Nosso voluntário reuniu em torno de 60 praticantes das escolas oportunizando a vivência em espaços alternativos , bem como o conhecimento e a grandeza que o esporte vem tendo nacionalmente.
“Mais que o passeio em si , nessa oportunidade os alunos podem se confraternizar com os demais praticantes, fortalecer o grupo em que participam e entender mais da modalidade” comentou B.A.
Parabenizamos a iniciativa e torcemos para que muito em breve mais pessoas sejam alcançadas pelo trabalho.